Topo

Renato de Castro

Internet gratuita e mais: A cidade onde a mudança vem dos servidores

Renato de Castro

11/02/2019 04h00

Parque das Águas em Resende, Rio de Janeiro. Foto: Gleisiane Carvalho

No vídeo 360o de hoje visitamos o belo município de Resende, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, e batemos um papo com Márcio Silvestre,  o Superintendente de Tecnologia da Informação e líder do projeto Resende Inteligente. Entenda como projetos simples, de rápida implementação e executados por uma equipe motivada de servidores municipais pode fazer a diferença em cidades brasileiras de médio porte.

Projeto:

Iniciada em 2018, a instalação da fibra ótica feita pela Prefeitura Municipal de Resende faz parte do programa 'Resende Inteligente' e visa ligar os prédios municipais, bem como contemplar toda a cidade com internet gratuita e de qualidade. Em atividade desde o mês de dezembro, o serviço já alcança 8km e conta com 1500 assinantes, que já consumiram, em cerca de dois meses, 1.4 TB de banda larga. O mais bacana é que o projeto está sendo 100% desenvolvido por uma equipe totalmente composta por servidores públicos. 

Também através do aproveitamento dos servidores, a gestão obteve uma economia de R$ 2 milhões com reavaliação de contratos. Desde então, muitos projetos vêm sendo desenvolvidos, como as plataformas de ensino, os portais de ouvidoria e do servidor, além da disponibilidade de resultados de exames médicos de forma online.

Te convido a visitar o projeto comigo, através do vídeo 360. A ideia é proporcionar a todos uma experiência imersiva completa, por isso, o vídeo foi gravado no formato 360 graus, com tecnologia 3D e áudio espacial, o que significa dizer que você terá a impressão de estar caminhando comigo. O vídeo pode ser assistido diretamente na tela de seu computador ou no seu smartphone.

A princípio, você não precisa ter óculos de realidade virtual (RV) para assisti-lo, basta dar play e girar seu celular durante a execução para ver todos os ângulos, como se estivesse lá comigo. Mas, para ter uma verdadeira experiência imersiva, eu aconselho usar os óculos de RV e um fone de ouvido. Dá até para ouvir o canto dos passarinhos durante a entrevista! Espero que gostem.

Convido você também a deixar seus comentários abaixo e terei enorme prazer em ler e respondê-los. Nos vemos na próxima semana!

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.