Topo

Renato de Castro

Veja em 360º: como é o modernoso Centro de Operações do Rio

Renato de Castro

08/04/2019 04h00

Foto: COR Divulgação

No vídeo 360o de hoje visitaremos o Centro de Operações Rio (COR), localizado no Rio de Janeiro e considerado um dos mais modernos do mundo.

O Centro de Operações Rio (COR) é um dos grandes legados das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Idealizado e inaugurado em dezembro de 2010, seis anos antes dos Jogos Rio 2016, o prédio funciona como um quartel-general de integração das operações urbanas no município. Cerca de 30 órgãos (secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos) estão integrados ao edifício para monitorar a operação da cidade e minimizar seus impactos na rotina do cidadão ou durante a realização de grandes eventos.

Durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o COR busca antecipar soluções, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito. Para tornar isto realidade, mais de 500 profissionais se revezam em diferentes turnos auxiliando o monitoramento da cidade.

Te convido a visitar o projeto comigo, através do vídeo 360o que gravei com o Alexandre Cardeman, CEO do COR, e que me mostrou as futurísticas instalações deste que é considerado um dos centros de operações mais modernos do mundo.

A ideia é proporcionar a todos uma experiência imersiva completa, por isso, o vídeo foi gravado no formato 360 graus, com tecnologia 3D e áudio espacial, o que significa dizer que você terá a impressão de estar caminhando comigo. O vídeo pode ser assistido diretamente na tela de seu computador ou no seu smartphone.

A princípio, você não precisa ter óculos de realidade virtual (RV) para assisti-lo, basta dar play e girar seu celular durante a execução para ver todos os ângulos, como se estivesse lá comigo. Mas, para ter uma verdadeira experiência imersiva, eu aconselho usar os óculos de RV e um fone de ouvido. Atualmente, já é possível comprar versões bem econômicas desses óculos online, por cerca de 30 reais.

O que você acha disso tudo? Deixe abaixo seus comentários e compartilhe conosco sua opinião. Grande abraço e nos vemos na próxima semana.

 

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.