Topo

Renato de Castro

Conheça a pequena empresa italiana que está revolucionando o mundo telecom

Renato de Castro

20/05/2019 04h44

A Athonet ganhou em 2019 quatro prêmios de uma só vez no Mobile World Congress.

No mundo das telecomunicações, tudo realmente acontece mais rápido que a nossa capacidade de entender o futuro. Há exatos três anos, eu visitei uma empresa chamada Athonet, localizada a poucos quilômetros da minha casa aqui na Itália. Eles tinham acabado de ganhar o Global Mobile Awards 2016 na categoria de Melhor Solução para o Crescimento de Redes Independentes no renomado World Mobile Congress, em Barcelona. Isso definitivamente chamou a atenção de toda a indústria na época pelo fato de ser uma pequena empresa e fora do milionário mundo das telecom.

Na época, o CEO da Athonet também tinha sido apontado pela revista WIRED como um dos 17 mais importantes influenciadores globais. O principal objetivo da empresa sempre foi permitir que clientes em todo o mundo implantassem redes locais de internet de forma simples, econômica e em tempo recorde. Para vocês terem uma ideia, eles podem habilitar uma rede completa de Internet em uma vasta área com um custo inicial inferior a 5% de um orçamento normal. Isso é possível pois eles conseguem substituir toda a infraestrutura tradicional de antenas, cabos e torres por um software simples executado na nuvem.

Entre os projetos que eles implementaram, há um em particular que gostaria de destacar. Foi um serviço humanitário desenvolvido durante um dos últimos grandes terremotos na Itália, em 2012. Em poucas horas, eles implantaram uma rede de internet sem fio completa na área do desastre, a 35 quilômetros ao norte de Bolonha. A rede permitiu que as equipes italianas de proteção civil utilizassem vídeos em alta resolução e em tempo real na área do desastre para coordenar as atividades do pessoal de emergência e ajudar a salvar vidas. Por esse serviço, a Athonet recebeu uma medalha do presidente da República.

Bem, para minha surpresa e desespero do setor, nessa nova realidade do 5G chegando, esses caras ganharam em 2019 quatro prêmios de uma só vez no Mobile World Congress. Foram mais prêmios do que as cinco maiores empresas do setor ganharam juntas! Para tentar entender como uma startup consegue ser tão disruptiva em um setor hipercompetitivo e repleto de grandes players, eu fui lá pessoalmente conversar com Gianluca Verin, cofundador e CTO da empresa. Eu comecei a entrevista com a seguinte pergunta: "Como explicar o que é o 5G para meu filho de 9 anos de idade?".

Espero que gostem da entrevista! Participem dessa discussão deixando a sua opinião aqui embaixo.  Prometo que responderei todos os comentários, como sempre. Nos vemos no próximo texto.

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.