Topo

Renato de Castro

O dinheiro vai acabar no mundo, e essa tendência já chegou ao Brasil

Renato de Castro

27/05/2019 04h00

Em outros textos, eu já havia trazido para vocês os casos de Tallinn, na Estônia, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, cidades que estão bastante avançadas no conceito paperless, ou seja, caminhando para uma vida sem papel.

O Brasil também já avançou nesta direção. Cidades do Futuro é um programa desenvolvido pela Visa em parceria com emissores, credenciadores, estabelecimentos comerciais, e claro, a administração municipal. O objetivo é incentivar o uso dos meios eletrônicos de pagamento, tendo em vista o aumento da inclusão financeira e digital da população e o desenvolvimento tecnológico que vivemos –além de ajudar a diminuir gastos operacionais e falta de segurança em locais onde ainda predomina o uso do dinheiro em papel.

De acordo com estudo do Roubini ThoughtLab, feito em 2016, o aumento no uso de meios eletrônicos de pagamento, como cartões e dispositivos de pagamentos móveis, poderia gerar um benefício líquido de até US$ 470 bilhões por ano nas 100 cidades analisadas, quando consideradas em conjunto, o equivalente a cerca de 3% do PIB médio de todas essas cidades.

Iniciado, em 2018, nas cidades de Belém (PA), Campina Grande (PB) e Maringá (PR), o programa da Visa gerou, em apenas três meses, um crescimento no uso de meios digitais de pagamento 20% superior ao crescimento médio do país.

Compreendendo que o Brasil é extremamente diverso e heterogêneo, a empresa anunciou para 2019 a expansão do programa para mais 200 cidades do país. Será que sua cidade está entre elas?

Eu conversei com o Eduardo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa no Brasil, sobre esse projeto ambicioso que eles estão pilotando por aí. Espero que curtam o vídeo e convido vocês a deixarem seus comentários abaixo e terei enorme prazer em ler e respondê-los. Nos vemos na próxima semana!

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.