Topo

Renato de Castro

LIVRO - A Cidade Startup: a nova era de cidades mais inteligentes

Renato de Castro

05/11/2019 04h00

O livro será lançado no dia 6 de novembro, durante o Welcome Tomorrow 2019, em São Paulo.

Esta semana será muito especial para mim, afinal, tenho esperado por ela o ano todo e aqui estamos! Amanhã, durante o Welcome Tomorrow 2019, lançarei meu primeiro livro no Brasil, "A Cidade Startup: A nova era de cidades mais inteligentes", que reúne os melhores textos do meu blog aqui no Tilt; uma jornada de quase um ano e meio que percorremos juntos discutindo os melhores casos de implementação de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades.

Com menções de mais de 90 municípios em cinco continentes, entre eles Tóquio, Nova Iorque, São Paulo, Melbourne, Johannesburgo, Bastia di Rovolon e Nova Deli, o livro retrata a agenda frenética de viagens que fiz ao longo dos últimos anos. Trinta e oito países visitados desde 2016 e mais de 370 voos me ajudaram a desenhar a fotografia do que está acontecendo no cenário global das chamadas cidades inteligentes, afinal, acredito que toda essa transformação virá para o bem da sociedade.

 Para perceber o potencial existente, basta olhar as possibilidades das Smart Cities e notar que estamos no início de um processo que pode criar novas formas de interação humana. Na verdade, eu não gosto da expressão "cidades inteligentes", que é a tradução literal de Smart Cities, porque ela dá́ a entender que existem "cidades burras". Acredito que cada cidade é um processo desenvolvido a partir da interação entre as pessoas, o que possibilita criar identidades próprias e soluções para os problemas de cada comunidade. Por isso, acredito em Cidades MAIS Inteligentes.

Nos anos 80, Raul Seixas cantava que preferia ser "essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobretudo. Quanto mais aceleramos no mundo da transformação digital e na Revolução 4.0, mais esses versos se tornam reais. A verdade é que as mudanças estão acontecendo a um ritmo cada vez mais acelerado e a única certeza que temos é que precisamos estar em movimento constante.

O livro tem um capítulo especial voltado às novas tecnologias disruptivas, enfatizando as transformações que estão acontecendo em vários setores. Imóveis, saúde, conectividade e alimentação são alguns exemplos de uma mudança generalizada na economia, na sociedade, nos negócios e nas relações humanas que discutimos. O homem conectado passa a esperar outro nível de excelência e de velocidade dos produtos, serviços e marcas com que se relaciona. Avanços tecnológicos mudam as regras do jogo constantemente e trazem evoluções e revoluções em uma intensidade que nunca antes tínhamos conhecido. Ficou curioso? O conteúdo não para por aí.

Pensar em Cidades Mais Inteligentes é pensar no ser humano como um todo. O que é "ser feliz" em um mundo altamente tecnológico? Como se darão as relações humanas nas grandes metrópoles mundiais? Como integrar pessoas de culturas totalmente diferentes? Essas são questões que precisam estar na cabeça de quem formula políticas públicas e de todos que fazem parte do ecossistema global das Smart Cities.

 O livro é baseado em um conceito que venho desenvolvimento desde 2016 chamado "City Smartup: a conexão das cidades inteligentes com o novo mindset na gestão das startups". Entendo que esse seja um caminho eficiente para o desenvolvimento de soluções que melhoram a vida dos cidadãos e fazem com que o espaço público seja percebido pelas pessoas como um lugar realmente de todos.

Acredito que sejamos uma nova classe mundial de pessoas, somos City Makers e City Shapers! Ao longo das minhas experiências pelo mundo, aprendi que cidades inteligentes na verdade são lugares mágicos onde tudo parece conspirar para fazer nossa vida melhor.

No início de cada um dos textos, mostramos como eles dialogam com os ODSs e deixamos claro que o desenvolvimento de Smart Cities é, também, uma forma de contribuir com as metas das Nações Unidas para a criação de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável.

 Cada um dos 229.435 caracteres do livro contam com toda minha paixão e entusiasmo pelo tema. Espero, sinceramente, que gostem e que você compareçam amanhã, dia 6 de novembro de 2019, na abertura do evento Welcome Tomorrow 2019, em São Paulo, para compartilhar comigo esse momento especial. Aproveito, também, para convidá-los para um super painel que faremos com outros colegas bloggers do Tilt dia 9 de novembro, às 17h35, na Arena Ride, sempre no Welcome Tomorrow. Imperdível!

Nos vemos então daqui a pouco ;).

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.