Topo

Renato de Castro

Conheça a arma secreta do Rio de Janeiro no combate ao covid-19

Renato de Castro

15/04/2020 04h00

Centros de operações ao redor do mundo têm se mostrado eficientes não somente para auxiliar a administração municipal e por integrar diversos órgãos em um só ambiente, mas também por permitir que ações sejam tomadas rapidamente para corrigir falhas ou situações que ocorrem na cidade.

A equipe do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR) tem contribuído para a promoção da integração e mobilização das equipes da cidade. Desde a segunda semana de março de 2020, quando foi decretada pandemia mundial da covid-19, o COR está diretamente envolvido em diversas frentes de trabalho, que se desdobram em dezenas de ações tático-estratégicas em apoio ao trabalho da prefeitura.

O blogueiro do Tilt Renato de Castro conversou com o CEO do COR, Alexandre Cardeman, sobre o grande desafio de comandar a maior Sala de Controle da América Latina durante uma emergência global. Resiliência, monitoramento de sinais de celulares, câmeras compartilhadas, inteligência artificial… Um verdadeiro arsenal a disposição da cidade maravilhosa no combate ao covid-19. Confira aqui o video completo.

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.