Topo

Renato de Castro

Crédito sem juros evitaria quebradeira e desemprego, propõe campanha

Renato de Castro

22/04/2020 04h00

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) está liderando uma campanha nacional chamada de "Juro Zero". O objetivo é sensibilizar os bancos públicos e oficiais a promoverem linhas de crédito sem juros para socorrer o setor produtivo. Segundo o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva,  é "hora de juro zero para o comércio não quebrar, o emprego não acabar e a vida continuar". Segundo ele, "está na hora de as nossas instituições do sistema financeiro, que no Brasil lucram como em nenhum outro lugar do mundo, darem uma real contribuição ao país neste momento de crise".

O comércio está fechado e mergulha na mais dramática crise da sua história. Para o comerciante manter a sua empresa viva e os milhares de empregos, vai precisar de recursos e empréstimos. O blogueiro do Tilt Renato de Castro conversou sobre os enormes desafios para esse setor com o presidente da CDL/BH, que representa o setor responsável por mais de 72%  do PIB de Belo Horizonte e emprega quase 1,5 milhão de pessoas na capital mineira.  Confira abaixo:

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.