Topo

Renato de Castro

Home office: espaço virtual simula a vida social do trabalho em tempo real

Renato de Castro

29/05/2020 04h00

Escritório virtual permite que pessoas em qualquer lugar no mundo consigam interagir como se estivessem lado a lado (Reprodução)

O home office, que nasceu como uma flexibilização cool de empresas mais descoladas, no estilo Silicon Valley, acabou virando uma das pouquíssimas opções durante a atual pandemia de coronavírus. Mas estamos nos dando conta que somos realmente seres sociáveis. Sentimos falta do contato físico ou pelo menos desse sentimento de estarmos inseridos em um contexto mais coletivo.

Essas transformações nas relações de trabalho têm impactado de forma definitiva as rotinas no mundo corporativo. A adaptação à dinâmica do trabalho remoto –que envolve barreiras físicas– traz um desafio: como promover a conexão humana que agora tanto nos faz falta? Apesar de não ser uma tarefa simples, é possível contar com a ajuda da tecnologia. Lembram do novo paradigma superlocal x hipertecnológico que discutimos anteriormente?

startup AntsBox lançou agora uma ferramenta que renova as práticas de trabalho flexíveis. Com avatares personalizados e ambiente totalmente customizável e interativo, o AntsBox é um escritório virtual visto de cima, que reúne, em tempo real, pessoas de diferentes locais em um único ambiente. Ou seja, mesmo estando em casa, temos a sensação do contato físico! Muito bacana, não acham?

O escritório virtual permite que pessoas em qualquer lugar no mundo consigam interagir naturalmente e em tempo real como se estivessem lado a lado no escritório físico. Com apenas um clique é possível se deslocar de uma sala para outra e ver quem está acessível ou indisponível, podendo se comunicar com quem já está nesse espaço, chamar para conversas particulares e obter respostas em tempo real.

Nós conversamos com Alexandre Alves, CEO da empresa TIP, um dos idealizadores desse projeto fantástico e com um super potencial de conquistar o mundo. O mais bacana de tudo é que o projeto foi realizado com tecnologia e mão de obra 100% nacionais.

Estamos à beira de uma nova revolução. Se por um lado ela já vinha sendo fomentada pela digitalização do mundo e pela conectividade, que eliminou fronteiras e estimulou a troca de ideias, por outro estamos vendo o alvorecer de uma nova ordem mundial: a localização. E parece que essa tendência irá muito além dos aspectos geopolíticos ou das relações comerciais entre países ou cidades. O chamado superlocal influenciará também o nosso estilo de vida e nossa forma de trabalhar. Bem-vindos ao "novo normal" do home office!

Ficou curioso? Então assista a live na íntegra e entenda como o futuro do home office mundial não veio desta vez daquele "VALE famoso", mas sim de Valinhos, uma belíssima cidade de pouco menos de 130 mil habitantes, localizada no interior de São Paulo.

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.