Topo

Como as PPPs podem fazer das cidades do Brasil mais inteligentes

Renato de Castro

17/06/2019 04h00

O uso da iluminação pública como estratégia de Smart City já é uma realidade no Brasil. Imagem: vividcomm

As chamadas PPPs, ou parcerias-público-privadas, já são uma realidade no Brasil. Há tempos venho ressaltando a importância desse instrumento como uma das principais formas de financiamento de projetos de cidade inteligente (Smart City) em todo o mundo.

Exatamente com esse objetivo o setor de iluminação pública no Brasil vem se desenvolvendo nos últimos anos em direção à aplicação criativa de soluções integradas às redes, seguindo a tendência mundial de uso eficiente do espaço urbano. Cada vez mais municípios enxergam nos postes de iluminação a porta de entrada para o conceito de Smart City devido às dezenas de funções "inteligentes" que podem ser integradas a uma mesma infraestrutura urbana como câmeras de videomonitoramento, semáforos inteligentes, Wi-Fi público e estações de recarga de veículos elétricos.O tema foi pauta no painel "Redes de Iluminação Pública Inteligentes" do Smart City Day realizado neste mês na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo.

No vídeo de hoje, vamos ver os melhores momentos do debate sobre a evolução e as oportunidades da iluminação pública no Brasil. Participaram do painel: Maurício Taufic Guaina, da Spin Consultoria, Carlos Eduardo Cardoso, da EnelX do Brasil e Airton Hess Jr., da SmartGreen Smart Cities.

O evento criou um grupo no WhatsApp  para que os participantes tenham acesso direto aos painelistas para network, sugestões e eventuais dúvidas. Conseguimos acesso exclusivo para os leitores do blog neste grupo, então, se você se interessa pelo tema, não perca a oportunidade de discutir diretamente com quem está à frente do processo da renovação da iluminação pública no Brasil.

Acesse o grupo das PPPs de Iluminação Pública no Brasil e discuta diretamente com os painelistas do evento.

Um grande abraço e até a próxima semana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como as PPPs podem fazer das cidades do Brasil mais inteligentes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.