Topo
Cidades Mais Inteligentes

Cidades Mais Inteligentes

Categorias

Histórico

Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do Brasil em 2018

Renato de Castro

2004-09-20T18:12:18

04/09/2018 12h18

O grande dia de gala das Smart Cities brasileiras finalmente chegou! Está acontecendo hoje e amanhã (4 e 5 de Setembro) o Connected Cities 2018. O evento se transformou em um dos mais importantes do país pois é quando sai o Ranking Brasileiro das Cidades Inteligentes. Esse ano tivemos uma grata e merecida supresa. Após 2 anos consecutivos de hegemonia de São Paulo, finalmente Curitiba assume o primeiro lugar . Não é de hoje que a cidade já era reconhecida em outros rankings mundiais como uma das referências na América Latina.

Entre os diversos projetos de sucesso da cidade no segmento de Smart Cities, não tem como não destacar o sistema BRT (Bus Rapid Transit ). O projeto foi implementado na cidade em 1974 pelo mundialmente renomado arquiteto Jaime Lerner. O sistema deu tão certo que já está presente em nada menos que 169 cidades pelo mundo e transporta diariamente mais de 33 milhões de pessoas.

Parabéns Curitiba e curitibanos. Vocês têm o conceito Smart City no seu DNA! Confira abaixo a lista com os 25 primeiros colocados do ranking das cidades mais inteligentes do Brasil.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh, etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.