Conheça a revolução urbana que está vindo das ruas de Barcelona
Desde o meu primeiro texto no blog Cidades Mais inteligentes, repito que a tecnologia é somente um meio, uma ferramenta que está alavancando o movimento mundial que chamamos de Smart Cities. Mas ela não é tudo e muito menos o nosso objetivo principal. Já dividi com vocês alguns bons exemplos disso.
Nesta semana levarei vocês a outra viagem virtual – desta vez, exploraremos as belas ruas de Barcelona, uma milenar e belíssima cidade mediterrânea, berço de artistas renomados, como Joan Miró, Salvador Dalí e do revolucionário e disruptivo arquiteto Antoni Gaudí, idealizador de projetos maravilhosos, como a catedral da Sagrada Família.
Fomos até o bairro de El Poblenou para conhecer um projeto chamado de Superilhas. Já havia comentado com vocês sobre esse projeto no texto em que mostrei uma iniciativa similar em Fortaleza. O bairro de El Poblenou foi provavelmente um dos maiores projetos de revitalização da Barcelona Pós-Olimpíadas (1992) e já tinha virado referência internacional devido ao projeto @22, um distrito digital, idealizado e implementado pelo visionário prefeito de Barcelona Joan Clos, atual diretor executivo do ONU-HABITAT, programa das Nações Unidas para assentamentos humanos.
Antecipando a revolução da economia digital que vivenciamos hoje e compreendendo que a cidade precisava se reposicionar, passando de uma cidade industrial a uma cidade tecnológica, Clos cria um novo distrito, o @22, dentro do tradicional bairro industrial de Barcelona. O "@" vem de revolução digital, quando a referência da época era ainda o "revolucionário" e-mail, e o 22 se refere ao número que indica código fiscal local, referente a indústria.
Seguindo essa trajetória de diferenciação, o bairro de El Poblenou foi recentemente escolhido para sair na frente e tornar-se referência mundial, agora com um projeto chamado de Superilhas, mas que não é nada tecnológico. Pelo contrário, é um projeto de humanização e socialização do bairro. De retorno às nossas origens urbanas, quando vizinhos se encontravam nas ruas para conversar ao final do dia; faziam suas compras no comércio local, com crianças brincando livremente em parques públicos. Fui até o coração do bairro para proporcionar a vocês uma experiência imersiva nesta nova proposta urbana.
Coloquem seus óculos de realidade virtual (se tiverem) e seus fones de ouvido e mergulhem comigo nesta nova proposta de vida urbana. Atenção aos pequenos detalhes desta manhã cinzenta de Barcelona, como pássaros cantando e ruas tranquilas, sem trânsito de carros, e para os moradores de rua passando com seus carrinhos de supermercado, ilustrando que nem tudo são flores e que há ainda um longo caminho a ser percorrido para esta cidade inteligente que é uma referência mundial.
Espero que gostem deste passeio virtual por Barcelona e não esqueçam de deixar seus comentários e sugestões abaixo. Até a próxima semana!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.