Topo
Cidades Mais Inteligentes

Cidades Mais Inteligentes

Categorias

Histórico

Startup de Tecnologia? Brumadinho precisa de você agora!

Renato de Castro

26/01/2019 21h43

Bombeiros trabalham no resgate de vítimas em Brumadinho. Novas tecnologias são mais que bem-vindas. Foto:Washington Alves/Reuters

Tenho acompanhado, perplexo e com muito pesar, tudo que está acontecendo esse final de semana na nossa bela e sofrida Minas Gerais. Não vou expressar, pelo menos agora, a minha indignação em ver que em plena 4ª revolução industrial, onde sensores e outros dispositivos tecnológicos de prevenção e controle estão mais acessíveis que nunca, ainda temos desastres como esses no Brasil.  Resolvi escrever este texto para tentar ajudar. Cidades mais inteligentes só são possíveis com uma sociedade mais participativa.

Acompanhei de perto todos os esforços de resgate aqui na Itália durante o último grande terremoto na região da Emília Romana em 2012. A tecnologia de startups ajudou muito no processo na época. Agora é hora de fazermos o mesmo no Brasil. Acredito muito no potencial de nossas empresas.

A ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ligada ao Ministério da Economia, está solicitando oficialmente a ajuda de Startups brasileiras. Se você conhece alguma empresa que tenha soluções relacionadas ao reconhecimento via drones, mapeamento de solo, logística para alimentos, doações ou qualquer tecnologia que possa ser útil, entre em contato com a ABDI através do email abdi@abdi.com.br .

Cidades inteligentes são lugares onde tudo parece conspirar para fazer nossa vida melhor, mas depende muito da nossa proatividade como cidadão para que isso aconteça. Vamos mobilizar toda a nossa grande comunidade de tecnologia para ajudar neste momento extremamente sensível para Brumadinho.

Contamos com você! Repasse por favor essa mensagem para seus contatos de tecnologia ou deixe seu comentário ou sugestão de empresas que possam ajudar. Brumadinho agradece.

 

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.