Topo

Renato de Castro

Conheça a cidade com potencial de ser o Silicon Valley do Cariri

Renato de Castro

05/02/2019 06h00

Foto: Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

No vídeo em 360o de hoje visitaremos a bela cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, a primeira cidade brasileira a aprovar uma lei municipal referente a inovação e tecnologias aplicadas a cidades inteligentes.

O Projeto:

Trata-se da primeira lei criada após a regulamentação do Marco Federal de Ciência e Tecnologia no Brasil e que segue orientações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), voltado às cidades inteligentes.

Focada em aproximar serviços públicos às avançadas tecnologias da informação e comunicação disponíveis, ela enfatiza a busca por soluções físicas e cibernéticas para o ambiente urbano baseadas em Big Data e "Internet das Coisas".

Parece complicado, não é? Então assista ao vídeo em 360o que gravei com Michel Araújo, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, para entender melhor como essa bela cidade do Cariri Cearense está se destacando no cenário nacional e internacional de Smart Cities.

A ideia é proporcionar a todos uma experiência imersiva completa, por isso, o vídeo foi gravado no formato 360 graus, com tecnologia 3D e áudio espacial, o que significa dizer que você terá a impressão de estar caminhando comigo. O vídeo pode ser assistido diretamente na tela de seu computador ou no seu smartphone.

A princípio, você não precisa ter óculos de realidade virtual (RV) para assisti-lo, basta dar play e girar seu celular durante a execução para ver todos os ângulos, como se estivesse lá comigo. Mas, para ter uma verdadeira experiência imersiva, eu aconselho usar os óculos de RV e um fone de ouvido. Atualmente, já é possível comprar versões bem econômicas desses óculos on-line, por cerca de 30 reais.

O que você acha dessa nova lei?  Seria importante para a sua cidade? Deixe abaixo seus comentários e compartilhe conosco sua opinião. Grande abraço e nos vemos na próxima semana.

 

 

 

 


 

 

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.