Topo

Renato de Castro

Em busca de um lugar para testar suas inovações? BH está de portas abertas

Renato de Castro

25/02/2019 04h00

Novas tecnologias disruptivas baseadas em blockchain estão sendo "pilotadas" em Belo Horizonte. Foto: divulgação/Prodabel.

Quem acompanha o mercado sabe que Belo Horizonte possui um dos maiores ambientes tecnológicos do Brasil. Pensando nisso, fui até a capital mineira para conhecer o programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, criado pela Prefeitura com objetivo de demonstrar que o poder público pode ser um importante aliado no desenvolvimento de tecnologias para a criação de cidades mais inteligentes.

O projeto: 

Um dos pilares deste processo é a Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel). A Empresa teve nos últimos anos um papel fundamental em diversas ações, como na criação da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação, que vai substituir cerca de 185 mil lâmpadas comuns por lâmpadas de LED (sendo que 33 mil com o sistema de Telegestão), na criação do estacionamento rotativo digital da cidade com o uso da tecnologia Blockchain, um modelo mais eficiente, seguro e inovador no Brasil, entre outras.

Além disso, a Prodabel criou há pouco mais de um ano um Laboratório Aberto, na sede da Empresa. Um espaço totalmente adaptado para que empresas e empreendedores tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades e ideias. É como se o prédio funcionasse como uma "pequena cidade", com semáforos, câmeras, drones, sensores de estacionamento e luminárias inteligentes. Um ambiente controlado, para que as infinitas possibilidades de utilização destas tecnologias possam ser trabalhadas e tragam soluções para desafios reais não só de Belo Horizonte, mas de todo o mundo.

Fomos até a bela capital mineira para conversar com Leandro Garcia, diretor presidente da Prodabel. Te convido então a assistir o vídeo 360º que gravamos com Leandro do laboratório de testes de novas tecnologias para cidade e conhecer alguns dos projetos que estarão saindo do forno em 2019.

A ideia é proporcionar a todos uma experiência imersiva completa, por isso, o vídeo foi gravado no formato 360 graus, com tecnologia 3D e áudio espacial, o que significa dizer que você terá a impressão de estar caminhando comigo. O vídeo pode ser assistido diretamente na tela de seu computador ou no seu smartphone.

O que sua cidade está fazendo para promover o ecossistema local de inovação? Deixe abaixo seus comentários e compartilhe conosco sua opinião. Grande abraço e nos vemos na próxima semana.

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.