Topo
Cidades Mais Inteligentes

Cidades Mais Inteligentes

Categorias

Histórico

País do futuro? Está nascendo a 1ª região supertecnológica do Brasil

Renato de Castro

2011-03-20T19:04:00

11/03/2019 04h00

Um dos maiores centros de pesquisa em tecnologia do Brasil fica em São José dos Campos, localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é uma instituição de ensino ligada à Aeronáutica.

Depois de quase um ano discutindo o conceito de Smart City neste blog, você já deve ser quase um expert no tema, certo? Mas você já ouviu falar em Smart Region, ou regiões inteligentes?

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (ou RMVale) foi criada (legalmente) em janeiro de 2012 e constitui uma das seis regiões metropolitanas do estado de São Paulo. É formada pela união de 39 municípios. Devido à proximidade com a cidade de São Paulo, os municípios da região acabam sofrendo uma concorrência direta com a capital no que tange à atração de investimentos (públicos e privados) para projetos de tecnologia.

Este foi exatamente o mesmo problema que motivou a criação do projeto SmartCatalonia, um dos primeiros projetos mundiais de Região Inteligente, que envolve os municípios vizinhos à cidade de Barcelona. O mesmo conceito foi desenvolvido também em Cingapura com um grande resultado. A Índia e a Romênia estão investindo em projetos de integração e investimento em soluções tecnológicas no âmbito nacional chamados de Smart Nation.

Fomos até Taubaté para o lançamento do projeto no mês passado (fevereiro de 2018) e tivemos a oportunidade de conversar com Rodrigo França, CEO do Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana e um dos idealizadores e atual coordenador do Smart RM Vale. O mais bacana deste projeto é exatamente o fato de ter sido idealizado e estar sendo coordenado por uma empresa do terceiro setor.

Te convido então a assistir o vídeo da entrevista que fizemos com Rodrigo direto da antiga Estação Ferroviária de Taubaté (Estação do Conhecimento), uma grata surpresa que não estava prevista no roteiro! Ficou curioso 😉 ?

O que você acha disso tudo? Sua cidade também faz parte de alguma região ou consórcio local? Deixe abaixo seus comentários e compartilhe conosco sua opinião. Grande abraço e nos vemos na próxima semana.

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh, etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.