Topo

Renato de Castro

Conheça a cidade onde crianças já estão programando aos 7 anos de idade

Renato de Castro

18/03/2019 04h00

120 alunos da rede municipal de ensino frequentam diariamente o centro. Foto: IBB – Prefeitura Municipal de Istambul

Como bom carioca que sou, concordo plenamente com os que dizem que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas do mundo, mas vamos ser sinceros: a lista é grande! E neste elenco global de cidades maravilhosas, há certamente um lugar bem lá no topo – a bela, milenar, tradicional, mística, imensa e caótica Istambul!

Se você fez seus deveres de casa na época da escola, deve ainda se lembrar da capital oriental do Império Romano: a legendária Constantinopla. É a única cidade do mundo com seu território cravado entre dois continentes: Europa e Ásia! Já deu para perceber que eu sou apaixonado por essa cidade, não é?

Hoje você conhecerá um projeto fantástico coordenado pela prefeitura de Istambul em conjunto com a empresa (pública, mas com fins lucrativos) de tecnologia ISBAK. Este modelo de negócio de empresa pública que pode vender soluções está cada vez mais popular, principalmente na Ásia.

Visitamos o City Lab da cidade, construído dentro de uma estação de metrô, que segue bem o estilo "vale-siliciano" de hub de inovação. Mas a grata surpresa foi descobrir um projeto de educação digital para crianças. Funciona mais ou menos assim: seu filho de 7 anos vai para lá junto com a classe da escola e ao invés de jogar on-line ou assistir a vídeos, ele aprende a criar seu próprio desenho animado… e assim o tempo passa e com 9 anos ele já está programando e aprendendo robótica avançada, e aos 15 está pronto para as aulas de Empreendedorismo. E tudo isso no belíssimo modelo 0800!

Achou legal? Ficou interessado(a) em conhecer melhor? Então você não pode deixar de assistir ao vídeo 360º que fiz conhecendo as instalações e batendo um papo com o Sr. Gokce Birgin, diretor do projeto. Aproveite também para dar uma praticada no seu inglês! Mas tem legenda em português também, basta ativar no Youtube caso necessite… 😉

Espero que gostem e deixem seus comentários. Nos vemos na próxima semana direto de algum lugar do outro lado do (seu) mundo!

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.