Topo

Renato de Castro

Conheça o fantástico elevador de Gênova, que percorre 250 m por túnel

Renato de Castro

22/05/2019 10h22

Olá pessoal, hoje estou em Gênova, na Itália, e resolvi dar uma paradinha na minha agenda para mostrar para vocês um projeto muito bacana que conheci aqui.

Trata-se de um elevador inaugurado em 1929 que conecta a cidade baixa ao bairro alto. Até aí nada de mais. A disrupção do projeto é que o elevador percorre cerca de 250 metros dentro de um túnel até chegar ao sistema de elevação, para subir 70 metros. É uma espécie de bondinho que vira elevador.

Muito legal, dá só uma olhada no vídeo que preparei para vocês:

E aí, daria certo na sua cidade? Grande abraço e nos vemos no próximo vídeo de direto outra parte do mundo…

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.