PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Live: "Juro Zero", um projeto econômico ousado para o comércio não quebrar

Renato de Castro

20/04/2020 12h21

Dando continuidade às entrevistas ao vivo com instituições brasileiras que estão propondo soluções neste momento de crise, nesta terça-feira (21), às 9h, irei conversar com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, sobre a situação de um dos setores mais importantes para a economia brasileira, o comércio e serviços, e a ousada proposta da instituição para mitigar os devastadores efeitos das medidas de isolamento social para as empresas do setor.

A CDL/BH lançou neste mês a campanha "Juro Zero", que visa sensibilizar os bancos públicos e oficiais a promoverem linhas de crédito sem juros para socorrer o setor produtivo. Segundo o nosso entrevistado, o eixo da campanha é "hora de juro zero para o comércio não quebrar, o emprego não acabar e a vida continuar". "As micro, pequenas e médias empresas são as que mais precisam de recursos neste momento e têm enorme dificuldade na aprovação do crédito", afirma o presidente da CDL/BH.

Muitos setores econômicos têm cobrado uma resposta mais "agressiva" do sistema financeiro brasileiro. Com o argumento de que no Brasil os bancos lucram como em nenhum outro lugar no mundo, será realmente que eles não poderiam (ou deveriam) estar fazendo mais para mitigar as consequências da crise de covid-19?

Outra reivindicação da CDL/BH é que o BNDES discipline o comportamento dos bancos na liberação dos recursos para o pagamento da folha dos funcionários, referindo-se à linha de crédito de R$ 40 bilhões anunciada pelo governo federal como resposta imediata à crise.

A gestão econômica também é parte essencial para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, tema de nosso blog.

Já deu para perceber que a conversa será bem bacana, não? Então, deixe já marcado na sua agenda. Link para a live.

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.