Topo

Renato de Castro

Como dados ajudam a melhorar transporte público em meio à crise de covid

Renato de Castro

08/07/2020 04h00

Primeira live do blog Cidades Mais Inteligentes no LinkedIn.

A plataforma Trancity oferece de forma gratuita para as 27 capitais do país uma solução de gestão inteligente de frotas de ônibus. A ferramenta processa dados em tempo real e permite que as prefeituras e secretarias de transporte façam uma gestão eficiente da frota e do serviço de ônibus, adequando-o à demanda durante a pandemia do covid-19 a fim de garantir o funcionamento de serviços essenciais e de evitar aglomerações.

Rio de Janeiro e São Paulo já utilizam a solução. Na terça-feira (7), conversei com Roberto Speicys, um dos responsáveis pela Trancity. Speicys é cofundador e executivo-chefe da Scipopulis, uma empresa de inovação focada em soluções para cidades inteligentes e especializada em mobilidade urbana.

Desenvolvido inteiramente no Brasil, a plataforma utiliza tecnologias de análise de dados em big data e machine learning para gerar informações que facilitem a tomada de decisões dos gestores públicos. A plataforma usa grandes bases de dados das próprias prefeituras ou de companhias de ônibus, tais como geolocalização, quantidade de veículos coletivos em cada linha, número de passageiros transportados, além de dados públicos como, por exemplo, imagens de câmeras abertas. Estes dados são processados em nuvem e disponibilizados para a gestão pública, sem custos ou necessidades de investimento em infraestrutura por parte das prefeituras.

Empresas e principalmente o poder público em todo o mundo estão passando por uma profunda transformação digital.  É muito gratificante ver cada vez mais empresas nacionais assumindo um papel de protagonismo e ajudando nossas cidades na gestão da crise.

Essa foi nossa primeira live na plataforma LinkedIn. E foi um sucesso. Tratando de solidariedade digital a oportunidades para startups neste momento difícil que o mundo está passando, foram quase 60 minutos de um bate-papo bem legal!

Clique aqui para ver a entrevista. Espero que gostem do conteúdo 🙂

Nos vemos na próxima semana para mais uma rodada de conhecimento e muito networking lá no LinkedIn.

 

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.