Topo

Que tal viajar pelo mundo sem custo nenhum?

Renato de Castro

19/11/2018 04h00

Descubra a novidade que estamos trazendo para você! Imagem: Cortesia da InFlight VR

Nessa semana vamos levar o nosso blog a outro nível – como somente falar sobre cidades inteligentes pode não ser suficiente para transmitir toda a riqueza dos projetos que estão transformando nossas cidades mundo afora, a partir de agora também exibiremos vídeos exclusivos feitos em realidade virtual para o blog.

A ideia é proporcionar a todos uma experiência imersiva completa, por isso, os vídeos serão gravados no formato 360 graus, com tecnologia 3D e áudio espacial, o que significa dizer que você terá a impressão de estar caminhando comigo pelas cidades que eu visitarei. Os vídeos podem ser assistidos diretamente na tela de seu computador ou no seu smartphone.

A princípio, você não precisa ter óculos de realidade virtual (RV) para assisti-los, basta dar play e girar seu celular durante a execução para ver todos os ângulos, como se estivesse lá comigo. Mas, para ter uma verdadeira experiência imersiva, eu aconselho usar os óculos de RV e um fone de ouvido. Atualmente, já é possível comprar versões bem econômicas desses óculos on-line, por cerca de 30 reais.

Gravei esse primeiro vídeo diretamente de Barcelona, em uma das avenidas mais importantes da cidade, a Avenida Diagonal, que cruza toda a Barcelona. Fique atento para os detalhes do vídeo, como os pássaros cantando, bicicletas e pessoas passando e para o VLT, veículo leve sobre trilhos, que complementam essa experiência urbana.

No vídeo eu discuto mais profundamente o conceito chamado City SmartUp. Como já havia mencionado em outros textos, muito mais do que um mero jogo de palavras, ele é a união de dois conceitos: o das cidades inteligentes com o das startups. Na prática, trata-se de repensar as nossas cidades seguindo quatro passos fundamentados nos mesmos princípios de empreendedorismo e inovação que encontramos na gestão de startups. São eles: foco no DNA da cidade; cultivar a simplicidade; buscar parceiros e fomentar as parcerias público-privadas com pessoas, as PPPPs.

Esse é só o primeiro de muitos vídeos que usarei para compartilhar minhas experiências com você. Espero que goste e não esqueça de deixar seus comentários e sugestões abaixo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Que tal viajar pelo mundo sem custo nenhum? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.