Topo

Smart Cities na pauta: como o seu futuro prefeito pode ganhar o seu voto?

Renato de Castro

10/06/2019 04h00

Foto: Frente Parlamentar Mista em Apoio a Cidades inteligentes.

O próximo ano está chegando mais rápido do que imaginávamos e será mais um longo ano eleitoral; mal saímos de um e já vamos entrar em outro.

Se pensarmos bem, as eleições municipais são, provavelmente, mais importantes que a própria eleição presidencial. A nossa cidade é o local onde conseguimos melhor exercer nossa cidadania; afinal, é nesse ambiente urbano que podemos diretamente influenciar a nossa realidade diária e principalmente o futuro de nossos filhos. Logo, é importantíssimo avaliar e discutir bem as propostas de cada um dos candidatos e escolher com muita consciência para quem você vai entregar essa responsabilidade.

Recentemente, estive no Brasil para participar de um evento muito bacana organizado pela Microsoft e pela consultoria SPIn Soluções Inteligentes, o Smart City Day 2019. O evento contou com dez painéis temáticos que englobaram o cenário futuro das cidades inteligentes no Brasil, o plano nacional de Internet das Coisas, proteção de dados, drones, centro de operações e a polêmica em torno da chamada micromobilidade, que engloba as bicicletas e patinetes de aluguel.

A partir desta semana, vamos começar a discutir aqui também esses temas aproveitando o rico debate que aconteceu com os maiores especialistas brasileiros. Se começarmos agora essa análise dos cenários atuais e futuro das cidades, certamente teremos uma base melhor para decidir qual a melhor opção para os nossos municípios.

No vídeo de hoje, vamos explorar o painel "Perspectivas do Mandato 2019-2022 para as Smart Cities" que contou com as ilustres presenças do  Prof. Américo Tristão Bernardes, da Universidade Federal de Ouro Preto, e do Deputado Federal Vitor Lippi, fundador da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades inteligentes, uma iniciativa legislativa de centenas de parlamentares da Câmara e Senado que visa propor mudanças legislativas e fomentar a adoção de soluções tecnológicas e humanas para as cidades brasileiras. Separei os melhores momentos do debate para discutirmos aqui juntos, incluindo a visão do novo parlamento em relação às novas tecnologias e a segurança cibernética nas cidades inteligentes. 

Você está pronto para as próximas eleições? Já sabe o que perguntar e cobrar do seu candidato? Então, não deixe de conferir o vídeo e, claro, esperamos a sua opinião, mensagem ou sugestão aqui embaixo do texto. Um grande abraço e até a próxima semana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Smart Cities na pauta: como o seu futuro prefeito pode ganhar o seu voto? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.