Made in London: quando a diversidade cultural vira uma vantagem competitiva

A arte eclética da região conhecida como East London ilustra bem a grande diversidade étnica e cultural da cidade.
O que as pessoas mais sentem falta quando escolhem viver ou trabalhar em uma metrópole? Londres tem uma população de 8,5 milhões de pessoas – mais ou menos como o Rio de Janeiro e a maior em toda a União Europeia (ou pelo menos até quando eles continuarem no bloco) – e é uma das cidades com a maior diversidade étnica no mundo, o que pode ser considerado uma grande riqueza para a cidade, mas também a causa de diversos problemas. O Brexit que o diga! Londres possui uma economia próspera e é um dos ambientes culturais mais ricos do mundo. Apesar de tudo isso, muitos londrinos sentem falta de conexão com sua própria cidade; eles não só sentem que não fazem parte da cidade, mas também não sentem que a cidade pertence a eles.
Durante uma das minhas temporadas em Londres, eu produzi, em parceria com o renomado diretor (e um grande amigo) Micael Langer, um documentário bem legal chamado Making London Small (Tornando Londres Pequena), que mostra como iniciativas de cidades inteligentes podem unir os principais stakeholders urbanos, principalmente os cidadãos, para abordarem questões que dizem respeito ao dia a dia de uma metrópole.
O ponto que gostaria de discutir com vocês hoje é a importância de restaurar o envolvimento do cidadão, o seu verdadeiro sentimento de pertencimento ao ecossistema urbano. Nestas chamadas metrópoles, as pessoas acabam perdendo aquele contato mais próximo de vizinhança, como temos nas cidades do interior, e isso não ajuda em nada o processo de harmonização e integração social que é tão importante.
Em um outro texto recente eu mostrei como projetos de cidades inteligentes não são somente para grandes cidades. Eles podem (e devem) ser implementados também em cidades pequenas, levando o "ar de modernidade" para esses municípios. Aqui, veremos o oposto: projetos de Smart City que ajudam megalópoles como Londres a resgatar aquele fantástico e acolhedor ambiente de cidade do interior.
No final do vídeo fica uma grande reflexão do meu caro colega Froi Lagaspi, um reconhecido líder comunitário londrino: "Se você não está na mesa com os tomadores de decisão (políticos), você provavelmente está no menu".
Aproveite para dar uma praticada no seu inglês! Mas tem legenda em português também, basta ativar no YouTube, caso necessite… 😉
Espero que gostem. Um grande abraço e nos vemos na próxima semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.