Topo

Renato de Castro

Live: empresa oferece transporte a profissionais que combatem o coronavírus

Renato de Castro

31/03/2020 04h00

Entrevista ao vivo com empresários brasileiros que estão ajudando a sociedade de alguma forma neste momento de crise (Imagem: RDC / CSSE)

[Atualizado às 18:05 de 31 de março de 2020]

Recentemente, uma matéria da BBC publicada aqui no UOL retratou que além dos longos turnos e pressão para salvar vidas, infelizmente, os profissionais de saúde têm encontrado hostilidade no transporte público da capital paulista ao ir ou voltar do trabalho. Em um momento político com divergências em todas as instâncias, creio que está mais do que na hora da sociedade dar suporte para os profissionais que estão trabalhando para nos ajudar.

Como vocês devem ter acompanhado, eu estou no meio da pandemia do coronavírus aqui na Itália e um dos aprendizados que tiramos disso tudo é que unidos somos mais fortes. Aqui, empresas estão trabalhando lado a lado com a comunidade para que a máquina não pare de girar e para que consigamos minimizar, nem que seja somente um pouco, o impacto do covid-19 em nossas vidas. Mas qual é a responsabilidade de cada um neste momento?

A partir de terça-feira (31), irei realizar entrevistas ao vivo com empresas do Brasil que também estão ajudando a sociedade de alguma forma neste momento de crise para entender melhor o que cada um de nós pode fazer. Ao que parece, uma empresa paulista encontrou uma solução para minimizar o sofrimento dos profissionais de saúde no transporte público.

Como já falamos anteriormente, os carros compartilhados vieram para ficar e ajudam de certa forma a circulação de pessoas principalmente nas grandes cidades. Pegando uma carona no tema, bati um papo com o CEO e cofundador da Turbi, Diego Lira, sobre a iniciativa da companhia de oferecer vouchers de aluguel de carros gratuitamente para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, biomédicos e fisioterapeutas até o final do mês de abril. Superbacana, né!

Você apoia iniciativas como essa? Quer saber mais sobre isso? Confira como foi a discussão. Link para a live no Facebook

Sobre o autor

Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho de administração da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em direito internacional pela UAB - Universidade Autônoma de Barcelona. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

Sobre o blog

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.